segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CENTRO MADRE ANTONIA: "Uma pequena luz" para as mulheres em Rosário – Argentina

Nos seis meses vividos e partilhados na Cidade de Rosário Província de Santa Fé – Argentina,  tive a grande oportunidade de crescimento humano sensibilizado pela realidade das mulheres em contexto de prostituição desta cidade, especificamente no Bairro das Flores uma das maiores periferias no Estado de Santa Fé. Realidade esta encontrada de grande pobreza social beirando a miséria, lugar esquecido e marginalizado pelo governo. É claro e visível às necessidades básicas de moradia, saneamento básico, alimentação, trabalho, educação. A Injustiça social onde muitos têm pouco e poucos têm muito. É neste lugar de grande carência que se encontra o Centro Madre Antonia, uma das sedes de trabalho das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, onde atualmente conta com uma equipe de três religiosas Oblatas; duas professoras; uma assistente social; uma psicóloga e uma voluntária.
É um espaço de acolhida, escuta acompanhamento e capacitação das mulheres moradoras deste bairro e que exercem a prostituição, onde são oferecidas e desenvolvidas diversas atividades com as mulheres: Trabalhos manuais (trabalhos estes que possibilita entrada de renda no mês para ajudar com suas famílias) Corte de costura, celebrações; trabalhos e reflexões em grupo.
Prostituição... Pobreza... Desafio...Todas estas realidades juntas desafiando a vida, e o Centro Madre Antonia sendo uma pequena luz ajudando e percorrendo um caminho de evangelização libertadora com as mulheres em situação de prostituição.


Confecção e trabalhos manuais na sede do Centro Madre Antonia.

Por Evelyn Caroline, Noviça do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e Educadora Social no Projeto Antonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário