sexta-feira, 25 de novembro de 2016

25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher



         
         Em 1981, na Colômbia, durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e caribenho foi instituído o Dia Latino-americano e caribenho de combate à violência contra a mulher em homenagem às irmãs Mirabal: Pátria, Minerva e Maria Tereza, ativistas políticas brutalmente assassinadas na República Dominicana em 25 de novembro de 1960.

Quando o ditador Rafael Trujillo chega ao poder na República Dominicana, as irmãs Mirabal formam um grupo de oposição ao regime e passam a ser conhecidas como “Las Mariposas” (“As borboletas”). Em 1960, são perseguidas pelo regime, apunhaladas e estranguladas. O crime acaba tendo muita repercussão e causa grande comoção no país, despertando a consciência do povo para o regime de opressão e culminando com a morte de Rafael Trujillo em 1961.


Quase 40 anos depois, em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declara que o dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher em homenagem às “Las Mariposas”.

Retirado do Site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/politicas_para_as_mulheres/noticias/?p=184985

25 DE NOVEMBRO NO PROJETO ANTONIA

O Projeto Antonia, em sintonia com a data, realizou uma tarde lúdica abordando o tema: violência contra a mulher - Juntas e unidas podemos mudar esta realidade.

Participaram da reflexão cinco mulheres atendidas pela Unidade Antonia partilhando o que pensam sobre a realidade de violência. Diziam que percebiam que "a violência está relacionada ao machismo" e que a Lei Maria da Penha não resolveu tudo, mas pelo menos deu visibilidade para a questão. 

Ao final da atividade, todas as presentes foram convidadas para escrever no painnel sobre o que pensavam sobre a palavra: Violência. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário