segunda-feira, 21 de março de 2016

21 de Março - Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial

Como já dizia a Marcha das Mulheres Negras – 2015 
“Nossos passos vêm de Longe”
Fonte: Internet

A luta das mulheres negras pela sobrevivência e pelo direito vida, sempre existiu. Resistimos desde do sequestro de África, nos navios negreiros, vendo nascer nossos filhos e serem jogados ao mar.  Ainda hoje, muitas das reivindicações são as mesmas. Lutamos pela sobrevivência e direito a vida, lutamos por uma educação que nos reconheça e pela implantação efetiva da lei 10.639/2013[1], pelo direito a saúde, pelos espaços de representações políticas; lutamos contra o racismo, o sexismo, a discriminação e o preconceito. Estamos vivendo em tempo de conflitos; em tempo de risco de mais retrocesso e perda de direitos já conquistados. Tivemos avanços sim, mas numa escala mínima, muito pequena. Muitas mulheres negras foram para as universidades e se dedicaram as pesquisas em políticas de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo. Mas na ponta, na periferia as mulheres negras continuam passando por todas as mazelas causadas pelo racismo e desigualdades e continuam morrendo por violência.

O Mapa da violência 2015[2] – homicídios de mulheres no Brasil, aponta que entre 2003 e 2013 as taxas de homicídios de mulheres brancas caíram de 3,6 para cada 100 mil – essa queda representa 11,9%; enquanto as taxas entre as mulheres negras cresceram de 4,5 para 5,4 para cada 100 mil, isso representa um aumento de 19,5%. Isso significa que a porcentagem de vítimas negras, que era de 22,9% em 2003, cresce para 66,7% em 2013. Isso só afirma que infelizmente as Políticas Públicas não estão atingindo as mulheres negras. Somos atingidas pelo racismo, machismo e pela pobreza, que só nos coloca em um lugar maior de vulnerabilidade. Precisamos de fato, do debate amplo do racismo, do debate geral que atinge a estrutura do racismo, que incluam no debate toda a sociedade. Precisamos de fato, enfrentar o racismo e o racismo institucional e ter como eixo central para todas as políticas o enfrentamento do racismo.
Então, falar de posicionamento atual da mulher negra frente a eliminação da discriminação racial, ainda temos muito por avançar. Temos muito ainda para percorrer, precisamos ainda de muitas marchas das mulheres negras, precisamos ainda de muitos enfrentamentos para realmente termos uma mudança efetiva e acesso aos direitos.  

Por: Marisa Araujo Silva
Graduada em Serviço Social pela Universidade Santo Amaro -  Assistente Social. 
Militante do Movimento Negro e de Mulheres Negras.
Moradora do Município de Embu das Artes, São Paulo. 



[1] Lei 10.639/2013 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
[2] vivario.org.br/negras-sao-as-maiores-vitimas-de-violencia/

sexta-feira, 18 de março de 2016

Semana da Mulher

Fonte: Unidade Antonia
A semana do dia 8 de março é sempre muito intensa de significado e por isto mesmo torna-se intensa de Ações, Manifestações e Eventos.

Desde a Unidade Antonia participamos no dia 8 de março da passeata na Avenida Paulista, junto com tantas outras mulheres e homens que manifestavam a favor dos direitos das mulheres. A Passeata teve inicio na Avenida Paulista e terminou na República.

“Foi um momento de luta e revindicação do direito das mulheres e pelo direito a liberdade no país. Um momento político, mas no verdadeiro sentido da palavra político” Sic. Ir. Marilda

No dia 09 de Março, junto com o Centro de Cidadania da Mulher participamos de uma Ação na Praça Salim Farah Maluf em Santo Amaro. Esta Ação contou com: Oficinas temáticas, apresentações  Cultural, Música ao vivo, espaço de beleza gratuito, entre outros...
  
Fonte: Unidade Antonia
 Lucia Alves dinamizou a oficina com a temática de Gênero.

Rosilene, Rosimeire, Maria José e Luiza ficaram ao lado do Ônibus da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, fazendo abordagem e explicando o sentido do dia Internacional da Mulher. 

Fonte: Unidade Antonia
Fonte: Unidade Antonia



segunda-feira, 14 de março de 2016

MARÇO - MÊS DA MULHER

A MULHER


Fonte: Internet

Inspiração para os poetas,
exemplos para os filhos,
orgulho para os pais.

A mulher sexo frágil! Será?
Mulher mãe, mulher filha, tia e avó,
amiga nas horas difíceis,
companheira sempre disposta.
Capaz de fazer coisas inimagináveis 
pelos que ama 
e quando ama sabe demonstrar, com um brilho especial em seu olhar.

Procura mostrar seu valor,

mesmo que ninguém acredite luta por seus ideais,
quer seu espaço.

 Foi-se o tempo em que a mulher 
era apenas “do lar”,
conquistou seu espaço no mundo antes liderado 
apenas pelos homens.

Fonte: Internet

Com coragem e perseverança,
conquistou direitos,
mostrou a que veio e não parou.
Competente em tudo o que faz,
hoje pelo mundo há mulheres lideres,
governado países importantes 
como o nosso.
Mulheres, profissionais competentes,
corajosas, sonhadoras, amorosas,
frágeis e ao mesmo tempo fortes,
conquistando o mundo, 
provando seu valor.
Escrevendo suas historias a cada dia,
buscando sempre mais.
Em qualquer lugar do mundo,
          acertando ou errando, mulher, sempre mulher.

                   Isabel Godoy

segunda-feira, 7 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher: Conquistas e desafios

Por Rosilene Costa (Projeto Antonia)

O dia 08 de março é conhecido mundialmente pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. Trata-se de um dia dedicado às lutas e conquistas das mulheres no decorrer de décadas de opressão e submissão em que foram cerceadas.
Os diversos eventos idealizados para março, que passou a ser conhecido como o mês da mulher, traz lembranças das operárias de uma fábrica têxtil em greve por melhores condições de trabalho na cidade de Nova Iorque (E.U.A.) e das mulheres russas que lutavam por terra, pão e paz, elas introduziram a revolução de 1917, além de tantas outras batalhas[i].
No Brasil a mulher vem conquistando cada vez mais espaço, seja na política, ou em outras instituições onde outrora somente os homens adentravam. Os movimentos feministas são os grandes protagonistas dessas conquistas, pois com seus panelaços, suas marchas e passeatas buscam serem vistas e terem as demandas das mulheres atendidas pelo Estado. Essa batalha é constante, percebe-se que estamos correndo riscos de termos os direitos conquistados com tanta luta serem esmagados pela onda conservadora que tomou conta de nosso país. Nesse sentido, nesse 08 de março vamos mais uma vez nos reafirmar enquanto mulheres que lutam por um país melhor, menos injusto, menos desigual, menos violento. Temos o dever de exigir que sejam respeitados os direitos de toda população, em especial das pessoas mais vulneráveis. Que possamos ser protagonistas de nossa história em todos os meses do ano e em todos os países do mundo!
Oferecemos essa mensagem do escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino (1923 - 2004) para todas as mulheres que contribuíram e contribuem para a transformação de nossa sociedade.

Imagem: Pamela de Castro
(Grafiteira)
“De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!”
Fernando Sabino


[i] www.redemulher.org.br - Leia Mais

quarta-feira, 2 de março de 2016

Momento de Espiritualidade Equipe Antonia


Misericórdia = Compaixão + Coração. 
 Ter o coração compassivo

O Papa Francisco convidou a todos os Cristãos a refletir sobre a “Misericórdia”. Neste sentido, no dia 23 de fevereiro a equipe da Unidade Antonia fez um momento de espiritualidade sobre o tema. A reflexão foi feita à luz da história de vida de Madre Antonia (fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor), que escolheu ser chamada de Antonia da Misericórdia.
Fizemos um momento de partilha e surgiram vários conceitos que resumidamente está expresso na oração a seguir:
Fonte: Unidade Antonia

Que saibamos ser misericordiosas, assim como Antonia e Serra
E por isto foram capazes de amar e de ser solidários com a dor das demais.
Descobriram no pequeno e no dia a dia a beleza que significa ser misericordiosos como Jesus, que se encarna para partilhar conosco sua vida.
Que tenhamos um coração Samaritano,
Disposto a se aproximar, abaixar e sentir a outra com compaixão.
Um coração de Samaritana,
Que sente sede da água do perdão.
Um Coração Grande e aberto a acolher em nosso seio, em nossas entranhas a missão que temos como herança.
Que nos faz descobrir na pratica o amor de um Deus que quer nossa Libertação.

Equipe Projeto Antonia