sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Instituição do Direito De Voto da Mulher


       No dia 03 de novembro de 1930 as mulheres conquistaram o direito de votar. Através do voto adquirem voz em nossa sociedade, mas é bom recordar que este é um direito conseguido por meio de muitas reivindicações, lutas de resistência e militância de mulheres que não temeram perder a vida pela conquista de seu direito.

A princípio a conquista foi parcial, pois somente mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, poderiam exercer sua cidadania.


Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

Como mulheres, nos orgulhamos de pisar neste chão preparado por aquelas mulheres guerreiras que arriscaram suas vidas na luta pelos seus / nossos direitos. Garantir a Igualdade de gênero, seja na política, ou em qualquer outro âmbito, é um dever nosso.

Retirado site: http://www.oieduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/instituicao-do-direito-de-voto-para-mulheres.html?sniveleduca=efaf


Fonte: internet

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Festa do Santíssimo Redentor


     Queridas amigas (os), no Próximo domingo, dia 16 de outubro, nós da Rede Oblata comemoramos o dia do Santíssimo Redentor. 

"Que possamos, cada dia mais, fazer-nos semelhantes a Ele".


Feliz Dia do Santíssimo Redentor para Todas(os)!



terça-feira, 11 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA

Por: Maria José
(Educadora Social - Projeto Antonia)
       
Mulheres, devemos dar atenção à Campanha Outubro Rosa, pois não se trata de modismo, porque é bonito andar com um lacinho rosa ou algum acessório de cor rosa, na verdade se trata de uma campanha de sensibilização/conscientização referente ao câncer de mama, para a prevenção e diagnóstico precoce, pois dessa forma as chances de tratamento são maiores.

Essa campanha começou nos Estados Unidos, e o uso do laço rosa começou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O Brasil não ficou de fora, e começou a divulgar e incentivar a luta contra o câncer. O primeiro ato foi em São Paulo, quando em 02/10/2002, o obelisco do Ibirapuera (um monumento dos Soldados Constitucionalistas), recebeu uma iluminação na cor rosa, daí em diante, muitos outros monumentos foram iluminados no mês de outubro na cor rosa.

Essa campanha é feita no mês de outubro, mas o assunto deve ser tratado o ano inteiro, veja os índices de estimativa de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)

ESTIMATIVA | 2016 - Incidência de Câncer de mama no Brasil      


Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Dicas importantes:

- Autoexame (tocar, apalpar as mamas, deitada, ou em frente ao espelho, tomando banho), verifique se há algum modulo na região dos seios ou ainda próximo às axilas;

- Percebendo alguma anormalidade, não se desespere, procure um médico;

- Recomendável para mulheres a partir dos 40 anos, realizar mamografia, uma vez por ano.


“Mulher se toque,

 a prevenção ainda é o melhor remédio”