quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Dia internacional dos Direitos Humanos - Ação de Sensibilização

Na data 10 de Dezembro encerra-se oficialmente os 16 dias de ativismos que Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 
No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Relata Mª José Silva (Educadora Social do Projeto Antonia): é um período importante para esclarecer a sociedade e lutar pelo direito das mulheres.



O Projeto Antonia, em consonância com o seu planejamento interno de sensibilização da sociedade com relação a realidade de violência sofrida pelas mulheres, e em parceria com a Associação Empresarial de Santo Amaro, Subprefeitura, Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro, realizou uma ação no Calcadão de Santo Amaro - SP (uma área comercial), onde distribuiu os calendários elaborados pela Rede Oblata com mensagem fazendo referência ao fim da violência contra a mulher. 

A Equipe da Unidade Antonia destaca nesta ação a quantidade de mulheres abordadas que relataram já terem vivido ou ainda estarem vivendo situações de violência. Isto nos confirma que o número real de mulheres em situação de violência é muito maior do que temos conhecimento. 
É necessário retirar da formação de nossa sociedade a cultura da naturalização da violência contra às Mulheres que como descreve o Art 6º da Lei Maria da Penha,  se constitui como uma das formas de violação dos direitos humanos.












Por: Luiza Pralon - Projeto Antonia


Fonte:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dia Internacional dos Direitos Humanos.

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

Surgiu como resposta à barbárie praticada pelo Nazismo contra judeus, comunistas e ciganos e ainda às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.

Esta data nos recorda que sem os direitos das mulheres, os direitos não são humanos.


Prescreve o Art 6º da Lei Maria da Penha que “a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.”


“A violência contra as mulheres ocorre em todos os continentes e em todos os países, fazendo desta uma das mais disseminadas violações dos direitos humanos por todo o mundo. As estatísticas são desanimadoras: uma em cada três mulheres em todo o mundo sofreu violência física ou sexual, na grande maioria vítimas do próprio parceiro”,

O Projeto Antonia se une a esta luta em favor dos Direitos Humanos, 
Direitos de Todos!



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres


A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

A Campanha surgiu a partir de um triste episódio. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: "você são todas feministas!?", ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema:  jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.


Fonte: http://institutopapai.blogspot.com.br/p/campanha-laco-branco-homens-pelo-fim-da.html